Câmara realiza 29ª Sessão Ordinária com aprovação unânime de projetos
Por Ailton Silva Jornalista 21/06/2026 - 17h48min - 1 min de leitura
A Câmara Municipal de Ariranha realizou, em 16 de junho de 2026, a 29ª Sessão Ordinária da 19ª Legislatura, com a aprovação unânime de projetos de lei, decretos legislativos, resolução, requerimentos, indicações e moções.
No expediente, foram apresentados e encaminhados às comissões projetos de autoria da vereadora Glória Lopes que instituem o Dia Municipal da Prevenção do Acidente de Trabalho, a campanha Agosto Lilás, a Semana da Enfermagem, o Junho Violeta, o Dia da Árvore, o Dia de Combate à Discriminação Racial e o Dia Municipal de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Também de sua autoria, foi apresentada proposta que institui o Programa Câmbio Verde, voltado à troca de resíduos recicláveis por alimentos, além de outras iniciativas nas áreas de saúde, educação e meio ambiente.
A vereadora Lenita Afonso apresentou indicações ao Executivo Municipal voltadas a infraestrutura urbana, manutenção de prédios públicos, melhorias em estradas, iluminação, controle de pragas, ampliação de ações culturais, implantação de horta comunitária e cursos profissionalizantes, além de recuperação de vias e espaços públicos.
A vereadora Isabel Abreu apresentou indicação para implantação de lombada na Rua Esmeraldo Carnelossi Ayusso, com foco na segurança viária.
O vereador Fernando Henrique Cardozo é autor de propostas que tratam da implantação de sistema de segurança com botão do pânico em unidades de saúde, fornecimento de sensores de glicose para crianças e adolescentes com diabetes tipo 1, além de medidas de infraestrutura como construção de reservatório de água e implantação de lombadas em vias urbanas.
O vereador Júlio Aparecido Caprio apresentou indicação sobre manutenção e iluminação pública da Avenida José Olivatti e proposta de redução da taxa de ligação de água e esgoto, além de participação em moções e demais proposições aprovadas em plenário.
A vereadora Sandra Shirlene Tozzo Barboza apresentou projeto que concede Medalha de Honra ao Mérito e indicação voltada à participação do grupo da terceira idade em eventos regionais.
O Executivo Municipal encaminhou a proposta das diretrizes orçamentárias para o exercício de 2027, aprovada por unanimidade.
Na Ordem do Dia, foram aprovados por unanimidade projetos de autoria dos vereadores e do Executivo que tratam da regulamentação de emendas parlamentares ao orçamento municipal, com regras de transparência, rastreabilidade e fiscalização. Também foram aprovadas propostas que instituem o Programa Câmbio Verde, a Semana da Enfermagem, o fornecimento de sensores de glicose para pacientes com diabetes tipo 1 e campanhas e datas comemorativas como o Junho Violeta, o Dia da Árvore, o Dia de Combate à Discriminação Racial e o Dia Municipal de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
Também foram aprovados decretos legislativos que concedem Medalha de Honra ao Mérito, de autoria de vereadores do Legislativo municipal, além de resolução da Mesa Diretora que altera o Regimento Interno da Câmara e disciplina a tramitação e controle das emendas parlamentares ao orçamento.
Durante a sessão, foi aprovado requerimento dos vereadores Lenita Afonso, Isabel Abreu e Fernando Henrique Cardozo solicitando a deliberação do plenário sobre o recesso parlamentar de julho de 2026.
A sessão também contou com a aprovação de moções de pesar, aplausos e congratulações a moradores, atletas, instituições de ensino e servidores públicos.
A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 4 de agosto de 2026, às 20h.
LEIA MAIS:
Leia Também
